PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > O CINEMA DO MUNDO CHEGA A BELO HORIZONTE

Notícias

Notícia Anterior Próxima Notícia

 

O CINEMA DO MUNDO CHEGA A BELO HORIZONTE
Publicada em: 01.10.2014

 Na da 8ª edição, Mostra CineBH exibe 98 filmes de 20 países e de 12 estados brasileiros  em pré-estreias e retrospectivas e promove encontros com o crítico dos EUA Tag Gallagher.

Retrospectivas do francês Olivier Assayas e do argentino Santiago Loza, filmes inéditos no Brasil e novidades estão entre os destaques da programação de longas, médias e curtas.

21 profissionais da indústria audiovisual de 11 países estarão na capital mineira para encontros e negócios com o cinema brasileiro independente.

Abertura da Mostra será no dia 16, quinta, às 20h30no teatro do CCBB-BH, com a pré-estreia de “Deserto Azul”, longa-metragem do diretor e artista plástico mineiro Éder Santos.

 Entre os dias 16 e 23 de outubro, Belo Horizonte se torna a capital do cinema mundial com a realização da 8ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que se solidifica como espaço de lançamento e discussão da mais significativa produção nacional e internacional dos últimos meses. Na edição de 2014, serão apresentados 98 filmes, sendo 39 longas, 5 médias e 54 curtas-metragens. Destes, há títulos de 20 países (Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, China, Cuba, Alemanha, Espanha, EUA, Holanda, França, Bélgica, Portugal, Itália, México, Reino Unido, Noruega, Luxemburgo, Suíça) e representantes de 12 estados brasileiros (BA, SP, PE, CE, GO, MG, PR, RS, RJ, RN, RR, SC). Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.

A Mostra CineBH segue valorizando os espaços culturais da cidade e acontece no Cine Humberto Mauro (129 lugares), no Grande Teatro do Sesc Palladium (1.310 lugares), na Sala Prof. José Tavares de Barros (82 lugares) e leva a programação também para um novo local – o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB BH (100 lugares), localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade - o teatro (264 lugares) sediará a abertura do evento e no espaço multiuso (100 lugares), a Universo Produção vai instalar uma sala de exibição com projeção digital especialmente para atender  o evento.

“Os desafios do setor audiovisual brasileiro no mercado global dão o tom da programação desta edição, que amplia parcerias, ações de cooperação e intercâmbio, a rede de contatos e negócios e propõe ser instrumento facilitador para conectar os profissionais brasileiros e estrangeiros. Enquanto a Mostra CineBH  discute o  papel do cinema e da cinefilia na sociedade, o Brasil CineMundi apresenta novos projetos de longa brasileiro ao mercado internacional. Juntos apresentam uma temporada audiovisual contemporânea e histórica em filmes e atitudes”, afirma a diretora da Universo Produção e coordenadora do evento, Raquel Hallak.

O filme de abertura da 8ª Mostra CineBH, na noite do dia 16 de outubro, às 20h no teatro do CCBB, será o longa "Deserto Azul", do diretor e artista plástico mineiro Éder Santos. Ficção científica ambientado num futuro distópico, o filme tem no elenco Ângelo Antônio, Maria Luísa Mendonça, Chico Diaz e Odilon Esteves. As cenas foram gravadas em Brasília e no deserto do Atacama, no Chile, com pós-produção em Berlim, na Alemanha. O enredo trata de um mundo no qual não há mais guerras nem problemas sociais e onde resta aos seres humanos, agora dotados de forte espiritualidade, a "transcendência", busca essencial do protagonista.

Ao longo dos oito dias, a programação de filmes da Mostra CineBH se divide em quatro mostras, sendo duas grandes e importantes retrospectivas que prometem mobilizar os cinéfilos. Uma será a do cultuado diretor francês Olivier Assayas. Ex-crítico da prestigiosa revista "Cahiers du Cinéma", Assayas estreou como realizador em 1986, dirigindo "Désordre". Desde então, tornou-se um dos nomes mais respeitados e premiados da atual geração de cineastas da França. Serão exibidos oito de seus filmes, entre eles o mais recente e ainda inédito no Brasil, "Acima das Nuvens"; e também "Água Fria" (1994), "Irma Vep" (1996), "Destinos Sentimentais" (2000) e "Traição em Hong-Kong" (2007), entre outros.

A outra retrospectiva é do cineasta argentino Santiago Loza, nome reconhecido internacionalmente e ainda pouco visto no Brasil. Natural de Córdoba, Loza ganhou o prêmio de melhor filme do Festival de Roterdã em 2003 já com seu primeiro longa, "Extraño". A CineBH vai exibir este e outros sete trabalhos, entre eles "A Invenção da Carne" (2009) e "Quatro Mulheres Descalças" (2005). Loza também ministrará uma masterclass no dia 17 de outubro, quando falará sobre seu percurso na produção independente da América Latina e de sua experiência como roteirista e diretor, tendo participado de festivais como Cannes, Berlim e Locarno.

Na Mostra Contemporânea, com curadoria dos críticos Francis Vogner dos Reis e Pedro Butcher, filmes brasileiros e estrangeiros dividem as atenções do público interessado em conhecer um recente e instigante panorama da cinematografia mundial, não apenas do último ano. "Selecionamos alguns filmes de rara personalidade que não poderiam ser ignorados em uma mostra que se propõe a pensar um espectro da produção atual. Optamos assim, por uma visão historicamente mais panorâmica, para que possamos visualizar com amplitude algumas linhas de força que consideramos fundamentais para se pensar o cinema hoje", diz Francis.

Entre os títulos de destaque, está "A Dança da Realidade", primeiro filme do chileno Alejandro Jodorowsky após um hiato de quase 20 anos. O veterano documentarista estadunidense Frederick Wiseman aparece representado com "National Gallery", enquanto Gabe Kingler retrata dois artistas de forte expressão em "Double Play: James Benning & Richard Linklater". Do Brasil, o público verá "Obra", de Gregório Graziozi"Castanha", de Davi Pretto (que esteve este ano na seleção do Festival de Berlim), "Hamlet", de Cristiano Burlan, e "Faroeste", de Abelardo de Carvalho. A produção de Portugal marca forte presença na CineBH, aparecendo com "E Agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto"A Vingança de uma Mulher", de Rita Azevedo Gomes"Terra de Ninguém", de Salomé Lamas, e "O Atirador", de José Oliveira, Mário Fernandes e Marta Ramos.

Na seleção de curtas-metragens, feita pelo crítico e pesquisador Pedro Maciel Guimarães, a diversidade volta a ser a tônica dos 54 títulos em exibição. Diferente do que acontece ao longo dos festivais de cinema no segundo semestre de todo ano, a CineBH optou por apresentar trabalhos ainda não consagrados ou escolhidos para a grade maioria dos eventos de cinema até agora realizados em 2014, abrindo possibilidades de descobertas e apreensão até então inéditas. "É preciso variar o leque de ofertas de filmes, dar espaço a cineastas que estão à margem dos perfis já estabelecidos, investigar e misturar propostas de cunho mais popular, colocar numa mesma sessão filmes brasileiros e estrangeiros", afirma Pedro Maciel. Confira a relação de curtas em lista abaixo.

A Mostra CineBH contará com diversos workshops, masterclasses e oficinas, incluindo três encontros com o lendário crítico de cinema estadunidense Tag Gallagher, que versará sobre três cineastas fundamentais – Roberto Rossellini, John Ford e Max Ophüls. As inscrições para as noveoficinas estão abertas até o dia 8 de outubro pelo site oficial do evento, www.cinebh.com.br.

Simultaneamente a toda esta programação, acontece durante a 8ª CineBH, o Brasil CineMundi –International Coproduction Meeting, consolidado como evento de mercado audiovisual que faz conexão entre a produção brasileira independente e a indústria audiovisual. O programa chega à sua 5ª edição  maior e mais convicto do seu papel de ser um espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.

Nesta edição, além dos convidados do Brasil, participam 21 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 10 países - Alemanha, França, Holanda, Portugal, Itália, Suíça, EUA, Argentina, Uruguai e Chile, que desembarcam na capital mineira para participar das diversas atividades promovidas pelo evento e conhecer novos projetos de longa brasileiro em fase de desenvolvimento e pré-produção.

Em 2014, o programa teve 77 projetos de longas brasileiros em fase desenvolvimento inscritos. Destes, 10 foram selecionados pela comissão do evento para participar dos encontros de coprodução (meetings one-to-one), um projeto brasileiro foi indicado pelo evento de mercado do Festival de Toulouse – Cinelatino, parceiro de intercâmbio do Brasil CineMundi e seis projetos de documentário foram selecionados para participar da categoria Doc Brasil Meeting, uma das novidades desta edição que tem programação dirigida ao cinema documental.

Entre os dias 17 a 21 de outubro, acontece o Seminário Brasil CineMundi com a promoção de debates, workshops, masterclass, diálogos, encontros de coprodução, rodada de negócios, agenda de relacionamentos.

O evento vai reunir profissionais do audiovisual, acadêmicos, produtores, especialistas, representantes da indústria audiovisual nacional e internacional, críticos de cinema, entidades de classe e órgãos oficiais do setor audiovisual para discutir os avanços, as perspectivas, desafios e oportunidades no setor.

A programação de debates está ampla e diversificada. Em pauta, o mercado audiovisual brasileiro, as políticas públicas, a coprodução internacional, as opções de intercâmbio, cooperação e formação, estratégias de inserção de produções no mercado, o cinema documentário, distribuição e circulação de conteúdos, relato de experiências, a cinefilia e o cinema enquanto laboratório de experimentações de novas possibilidades de gênero.

Os interessados em participar e receber certificado do Seminário devem solicitar  credenciamento a partir do dia 3 de outubro pelo site www.cinebh.com.br. (Vagas Limitadas).

O público infanto-juvenil tem programação garantida com a realização da Mostrinha de Cinema, que nesta edição exibe sete filmes brasileiros – dois longas - Amazônia, dirigido pelo francês Thierry Ragobert e O Menino no Espelho, direção de Guilherme Fiúza e produção da Camisa Listrada e cinco curtas, apresentam a diversidade da produção brasileira dedicada aos mais jovens. Um ótimo programa para toda família.

CONFIRA A LISTA DE FILMES DA 8ª MOSTRA CINEBH

MOSTRA CONTEMPORÂNEA

Longas

A Dança da Realidade (La Danza de la Realidad), de Alejandro Jodorowsky (Chile)
A Última Caçada de Búfalos (The Last Buffalo Hunt), de Lee Anne Schmitt (EUA)
A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes (Portugal)
Castanha, de Davi Pretto (Brasil/RS)
Deserto Azul, de Eder Santos (Brasil/MG)
Double Play: James Benning & Richard Linklater, de Gabe Kingler (EUA)
E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto (Portugal)
El Ardor, de Pablo Fendrik (Argentina, México, Brasil, França, EUA) – sessão CineMundi
Faroeste, de Abelardo de Carvalho (Brasil/RJ)
Hamlet, de Cristiano Burlan (Brasil/SP)
Mercado de Futuros, de Mercedes Álvarez (Espanha)
National Gallery, de Frederick Wiseman (EUA)
Noites Brancas (Nuits Blanches sur la Jeteé), de Paul Vecchiali (França)
O Atirador, de José Oliveira, Mário Fernandes e Marta Ramos (Portugal)
Obra, de Gregorio Graziosi (Brasil/SP) 
Por Exemplo, Electra (Par Exemple, Electre), de Jeanne Balibar e Pierre Leon (França)
Terra de Ninguém, de Salomé Lamas (Portugal)

Médias

A primeira vez: Catherine Breillat (Catherine Breillat - La Première Fois), de Luc Moullet (França)
Israel Casa de Bamba, de Felipe Ivanicska (Brasil/MG)
Noite Clara, de Felipe Vernizzi (Brasil/SC)
Redemption, de Miguel Gomes (Portugal)

Curta

Reunião de Condomínio (Assemblée Génerale), de Luc Moullet (França)


MOSTRA CURTAS

10/05/2012, de Álvaro Andrade (Brasil/BA)
A Dança da Alma, de Samuel Rodrigues (Brasil/MG)
A Quilômetros de Distância (A Million Miles Away), de Jennifer Reeder (EUA)
A Rainha (La Reina), de Manuel Abramovich (Argentina)
Aissa, de Clément Tréhin-Lalanne (França)
Aluga-se o Ponto, de Caue Nunes (Brasil/SP)
Amanhã já é Outono, de Luciana Bezerra (Brasil/RJ)
Amo Hooligans (I Love Hooligans), de Jan-Dirk Bouw (Holanda, Bélgica)
Amor em Pedaços, de Felipe de Oliveira (Brasil/MG)
Araca - O Samba em Pessoa, de Aleques Eiterer (Brasil/RJ)
Arte do ofício: fotógrafos do parque, de Carlos Hamilton e Luiza Meira (Brasil/MG)
Aula de Reforço, de Rodrigo Séllos (Brasil/RJ)
Bufali, de Pedro Quintero (Brasil/MG)
Burger, de Magnus Mork (Reino Unido, Noruega)
Caçador, de Rafael Duarte e Taísa Ennes Marques (Brasil/RS)
Cadernos da guerra, de Alan Mendonça Furtado (Brasil/RS)
Carrossel (Carosello), de Jorge Quintela (Portugal/Itália)
Cenário, de Carol Veras, Felipe Gurgel, Mariana Lage, Régis Cunha (Brasil/CE)
Chá, de Nando Dalberto (Brasil/SP)
Ciao Miao, de Ricardo Miyada (Brasil/SP)
Desconsolo, de Jardel Tambani (Brasil/SP)
Do Meu Lado, de Tarcísio Lara Puiati (Brasil/RJ)
Dorothy, de Pedro Monteiro e Cavi Borges (Brasil/RJ)
Entulho, de Mabel Lopes (Brasil/SP)
Eu não digo adeus, digo até logo, de Giuliana Monteiro (Brasil/SP)
João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa (Brasil/PE)
Loïe & Lucy, de Isabella Raposo e Thiago Brito (Brasil/RJ)
Los Rosales, de Daniel Ferreira (Brasil/MG)
Malunguinho, de Felipe Peres Calheiros (Brasil/PE)
Marina não vai à praia, de Cássio Pereira dos Santos (Brasil/MG)
Mister H, de Bernard Payen (Brasil/PR)
Na Hora dos Morcegos, de Richard Tavares (Brasil/RS)
Nevermind, de Jean Marc E. Roy (Canadá)
Noah, de Walter Woodman e Patrick Cederberg (Canadá)
O Carro Azul (El Carro Azul), de Valerie Heine (Cuba, Alemanha)
O País dos Insetos de Verão (The country of summer insects), de Bohua Tang (China)
O que fica, de Daniella Saba (Brasil/SP)
O Relâmpago e a Febre, de Gilson Vargas (Brasil/RS)
O Retorno (Le Retour), de Yohann Kouam (França)
Quarto 411, de Amarildo Martins (Brasil/PR)
Reflexão (Reflection), de Hazuki Aikawa (EUA)
Retrato de Dora, de Bruna Callegari (Brasil/SP) 
River Plate, de Josef Dabernig (Áustria)
Toda cor abandonada é violenta, de Luisa Marques (Brasil/RJ)
Trânsito Livre, de Elder Barbosa (Brasil/RJ)
Trem Fantasma (Ghost Train), de Kelly Hucker, James Fleming (Austrália)
Três Vezes Maria, de Marcia Lohss (Brasil/RN/RR)
Uma vida radiante (Une Vie Radieuse), de Meryll Hardt (França)

RETROSPECTIVA OLIVIER ASSAYAS

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria) (França)
Água Fria (L'eau froide) (França)
Depois de Maio (Après mai) (França)
Destinos Sentimentais (Les destinées sentimentales) (França)
Espionagem na Rede (Demonlover) (França)
Horas de Verão (L'heure d'été) (França)
Irma Vep (França)
Traição em Hong Kong (Boarding Gate) (França, Luxemburgo)

RETROSPECTIVA SANTIAGO LOZA

Longas

A Invenção da Carne (La invención de la Carne) (Argentina)
Artico (Argentina)
Estranho (Extraño) (Argentina)
La Paz (Argentina)
Os Lábios (Los Labios), de Santiago Loza e Iván Fund (Argentina)
Quatro Mulheres Descalças (Cuatro mujeres descalzas) (Argentina)
Si Je suis perdu, c'est pas grave (Argentina)

Média

O Assombro (El Asombro) (Argentina)


MOSTRA DIÁLOGOS HISTÓRICOS ( MASTERCLASS COM  TAG GALLAGHER)

Carta de uma Desconhecida (Letter from an Unknown Woman), de Max Ophuls (EUA)
Sangue de Heróis (Fort Apache), de John Ford (EUA)
Viagem à Itália (Journey to Italy), de Roberto Rossellini (Itália, França)

CINE-ESCOLA

Amazônia, de Thierry Ragobert (Brasil/França)
Antes que o mundo acabe, de Ana Luisa Azevedo (Brasil/RS)
Confissões de Adolescente, de Daniel Filho e Cris D'Amato (Brasil/RJ)

MOSTRINHA

Longas

Amazônia, de Thierry Ragobert (Brasil/França)
O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza (Brasil/MG)

Curtas

A Infância de Aninha, de Rosa Berardo (Brasil/GO)
De Castigo, de Helena Grama Ungaretti (Brasil/SP)
Nightmare on Cork Street, de Lucas Paio (Brasil/MG)
O Ervilha, de Carolina Marafiga Minuzzi (Brasil/SP)
Pierre e a Mochila, de Iuli Gerbase (Brasil/RS)

 

Notícia Anterior Próxima Notícia