PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > PROJETO BAIANO “A MENSAGEIRA” É O VENCEDOR DO 5º BRASIL CINEMUNDI
O trabalho apresentado pela produtora Coisa de Cinema e proposto por Cláudio Marque e Marília Hughes leva prêmios de parceiros da Mostra CineBH e uma vaga no Torino FilmLab, na Itália
Produtores de outros projetos participantes do Brasil CineMundi
também ganharam vagas em eventos de coprodução internacional
Foi anunciado, na noite desta segunda-feira, o projeto vencedor do 5º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, em cerimônia realizada no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Dentre os 10 trabalhos avaliados, o baiano “A Mensageira”, apresentado pela produtora Coisa de Cinema, com direção de Marília Hughes e produção de Cláudio Marques, foi escolhido pelo júri do programa como o melhor desta edição. O projeto levou serviços cinematográficos de empresas parceiras da 8ª Mostra CineBH que somam mais de R$ 100 mil e uma vaga para o produtor participar do Torino Film Lab, evento que acontece na Itália em novembro, voltado ao incentivo e orientação para desenvolvimento de coproduções internacionais. O projeto “A Febre”, da Cine Luz, com direção de Maya Da-Rin e produção de Julia Murat, recebeu menção honrosa.
Confira os premiados no Brasil CineMundi 2014:
Vencedor do 5º Brasil CineMundi (prêmios de parceiros e vaga no Torino FilmLab)
“A Mensageira”, produção de Cláudio Marques e direção de Marília Hughes
“A Febre”, produção de Julia Murat e direção de Maya Da-Rin
Nicky Klopsch, “Aos Olhos de Ernesto”
Max Eluard, “Felis Domesticus”
“A Mensageira”, direção de Marília Hughes e produção de Cláudio Marques
Julia Murat, “A Febre”
ROTEIROS E PARCERIAS INTERNACIONAIS EM CONVERSAS DO SEMINÁRIO
Em três disputadas mesas realizadas nesta segunda-feira no Seminário Brasil CineMundi, os participantes puderam ouvir e debater sobre três temas fundamentais para a realização de um bom projeto em busca de coprodução, parcerias ou circulação internacional.
Logo de manhã, o encontro Experiências em Coprodução Internacional – Foco América Latina reuniu Augusto Matte (Chile), Paola Castillo (Chile), Sandino Saravia Vinay (Uruguai), Sara Silveira (Brasil) e Verônica Cura (Argentina). Todos descreveram experiências pessoais e profissionais de realização de longas-metragens no continente latino e formas de fazê-los extrapolar as barreiras e seguirem rumo ao mundo, mesmo enfrentando concorrências e dificuldades. O tom em comum das falas girou em torno do cinema de autor como resistência à supremacia do cinema comercial e em quanto os países latinos devem se fixar nas suas próprias idiossincrasias, ao mesmo tempo em que devem torná-las universais.
Ainda tido como um elemento frágil na cadeia de produção brasileira, o roteiro foi tema da masterclass Consultoria e Abordagens na Escrita de Roteiros, com a presença de Arne Kohlmeyer (Alemanha) e Matthieu Darras (Itália), que falaram dos respectivos programas que coordenam, o Script Station Berlinale Talents e o Torino FilmLab. Eles orientaram os participantes a conseguirem um bom consultor de roteiros, para ajudá-los a formatar o material antes do envio a fundos de investimento e produção. “Alguns roteiros ganham os fundos, mas não estão totalmente prontos, e isso é algo em que se deve prestar atenção aqui no Brasil”, comentou Darras.
Por fim, o encontro Fundos de Investimento e Cooperação Audiovisual na Europa contou com as presenças de Eva Morsch Kihn (França), Janneke Langelaan (Holanda) e Séverine Roinssard (França), para falarem sobre as possibilidades de financiamento de projetos por programas estrangeiros. As várias pessoas presentes ouviram dicas e orientações sobre como preparar uma boa proposta e alguns cuidados para que o projeto passe pela exigente peneira destes editais e fundos.
O Seminário Brasil CineMundi se conclui nesta terça-feira, com duas mesas sobre as temáticas deste ano da Mostra CineBH no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. Às 10h acontece o debate Desafios da Cinefilia: Tempo, Memória, Estética e Política, com as presenças do pesquisador Hernani Heffner e dos críticos Ruy Gardnier e Tag Gallagher, tendo mediação de Francis Vogner dos Reis. Mais tarde, às 14h, tem a mesa Cinema como Laboratório: Releitura de Gêneros e a Teatralidade no Cinema Contemporâneo, reunindo os diretores Abelardo de Carvalho, Cristiano Burlan e Éder Santos e o crítico Ewerton Belico, com mediação de Marcelo Miranda.
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